PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

Patologia das construções é a ciência da engenharia que estuda as origens, formas de manifestações, consequências e os mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estruturas.

Quando refere-se a situações de falta de qualidade de um empreendimento, quase sempre imagina-se casos onde há manifestações patológicas, como fissuração, mau comportamento de revestimentos e  infiltrações. Atribui-se, muitas vezes, a uma má execução a responsabilidade de tais deficiências, e não na clareza das decisões técnicas e nos detalhes construtivos, quando da elaboração dos projetos executivos.

Diversas pesquisas apontam que a principal origem de manifestações patológicas nas construções está relacionada com falhas na concepção do empreendimento, devido a projetos falhos, como demonstra a figura a seguir:

Origem de manifestações patológicas

Fonte: Adaptado de Machado & Machado (2015)

Durante a execução de um projeto estrutural, várias falhas podem acontecer. Estas podem ter origem durante o estudo preliminar (lançamento da estrutura), durante a etapa de cálculo e dimensionamento e na etapa de desenho das formas e detalhamento das armaduras. 

O conhecimento das causas que provocam as manifestações patológicas num empreendimento é a conscientização de que medidas preventivas na fase de projeto e atenção na execução representam uma economia grande em relação aos gastos com recuperações, onde geralmente são executadas de forma emergencial e nem sempre bem sucedidas.

MACHADO, Ari de Paula; MACHADO, Bruno Alberto. Reforço de estruturas de concreto armado com sistemas compostos FRP. São Paulo: Pini, 2015.

+ NOTÍCIAS