Atualmente, na construção civil, há uma preocupação grande quando da elaboração de projetos. Franco (1992 apud VALE, 2006) considera o projeto como a fase em que as decisões tomadas trazem maior repercussão nos custos, velocidade e qualidade dos empreendimentos, além de ser a origem da maioria dos problemas patológicos das edificações.
O projeto na construção civil deve, em linhas gerais, transmitir as características da edificação, e determinando o uso de materiais apropriados, garantir a qualidade do empreendimento e reduzir a existência de problemas patológicos futuros. Assim, o empreendimento gerará reflexos positivos em relação ao tempo de execução, reduzirá os custos da produção, e ampliará o tempo de uso da edificação.
Constata-se que falhas originadas em estudos preliminares ou de anteprojetos equivocados, são as principais responsáveis pelo encarecimento da construção, por contratempos relacionados ao planejamento da obra, ou por transtornos quando da utilização.
Diversas pesquisas demonstram que a principal origem de manifestações patológicas nas construções está relacionada com falhas na concepção do empreendimento, devido a projetos falhos, incompletos ou mal elaborados como demonstra a figura. Motivo esse que devemos ter atenção à elaboração de bons projetos quando da decisão de executar uma edificação.
Figura 1: Origem de manifestações patológicas e mau funcionamento das edificações. Fonte: adaptado de Melhado (1995)
REFERÊNCIAS:
MELHADO, Silvio Burrattino. Qualidade do Projeto na Construção de Edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção. 1995. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
VALE, Maurício Soares do. Aplicação de diretrizes de racionalização construtiva para a evolução tecnológica dos processos construtivos em alvenaria estrutural não armada. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2006.