PROJETOS
Tuman (1983apud FREITAS, 2008) enfatiza a importância das pessoas neste tipo de atividade e seu risco inerente: “Um projeto é uma organização de pessoas dedicadas, que visa atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações únicas ou empreendimentos de altos riscos que tem que ser completados numa certa data por um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo, todos os projetos necessitam ter seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas”.
Há duas características presentes nas definições, que são a temporalidade e a singularidade. A temporalidade refere-se ao fato de todo projeto ter bem determinado início e fim e a singularidade refere-se ao fato do produto ser particular, diferente de todos já feitos anteriormente.
PROJETO BÁSICO
Um projeto básico, segundo a Lei Federal 8.666-93, é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar aobra ou serviço, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.
Conforme a norma da ABNT, a NBR 13531-95 (Elaboração de projetos de edificações), o projeto básico é uma etapa opcional. Isto se deve ao fato de que, esta norma fixa as atividades técnicas de projetos de arquitetura e engenharia exigíveis para a construção de edificações, tanto para execução direta quanto para a realização de licitações.
Este projeto destina-se a desenvolver a alternativa definida, sendo viável, técnica, econômica e ambientalmente satisfatória. Adota soluções técnicas para minimizar reformulações ou ajustes durante a execução, além de especificar os serviços, materiais e equipamentos, quantidades e custos dos serviços, para a determinação do custo da obra com a maior precisão possível.
Referências: FREITAS, Carlos Alberto Marques de. Gestão de projetos – estratégia essencial às organizações.2008. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão de Projeto). Universidade Cândido Mendes.Rio de Janeiro, RJ, 2008.

